terça-feira, 22 de março de 2011

Cintia Kaneshigue - notícias atualizadas do Japão pós tragédia de março de 2011

Ameba.jp
22 de março de 2011

O saldo desta terça-feira dada pela policia é que 9.079 pessoas morreram e 12.782 estão desaparecidas.

Os números dessa tragédia crescem sem parar. Vilas inteiras foram arrasadas, são raras notícias de sobreviventes.

Agricultura Alguns alimentos, leite e a água da torneira da região de Fukushima, foram contaminados pela radiação, tornando o seu consumo desaconselhável. Essa noticia teve um tom muito negativo entre os japoneses, pois a região é tradicionalíssima na produção agrícola, com distribuição para todo território nacional. Fica evidente que num futuro próximo algum tipo de alimento será escasso.

Abrigados

A situação nos abrigos ainda é precária. A cada dia vemos sinal de melhoras no socorro a eles. O abastecimento de combustível tem se normalizado até Tokio, que fica bem no meio do Japão, mas para cima ainda existe racionamento quase que absoluto.


As crianças e as escolas

O destaque da programação de hoje foram os soosugiyoshiis. Esta palavra diz respeito ao fim do ano letivo no Japão. Aqui o ano termina em março e começa em abril. A tv trasmite as cerimônias de encerramento do ano escolar das regiões atingidas. Por costume, quando o filho não pode receber o seu diploma, o pai ou parente próximo recebe por ele. Vários pais tiveram que receber o diploma no lugar dos filhos.

Os discursos estão cheios de emoção, o que leva o meu coração a arder mais em levar a Palavra a estes povoados que estão fragilizados com essa catástrofe que os abatera. Clamo ao Senhor para que o Verbo seja conhecido dentre esta nação.

Doações

Os organizadores da campanha advertem que nenhum indivíduo está autorizado a coletar doações em nome das entidades que estão participando da arrecadação.

Os japoneses e alguns brasileiros têm fixação por comprar roupas, por isso não faltará vestimentas. Não é preciso doar roupas, pois as arrecadações internas são suficiente para cobrir a demanda.

Muitos irmãos no Brasil têm perguntado como ajudar na área material, hoje encontrei três alternativas que são de fonte segura:

1 - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo

Banco Bradesco
Agência 0131-7, conta corrente 112959-7

Banco Santander,
Agência 4551, conta corrente 13090004-4.

2 - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - Kenren

Banco do Brasil, agência 1196-7, conta corrente número 29921-9.

3 - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo - Enkyo
Banco Bradesco - agência 0131-7, conta corrente 131000-3.

Minha fé

"O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz". Isaias 9:2

Essa porção das escrituras me fez ter esperança de que o povo japonês será alcançado, a nação tem sede e fome da Verdade, estão busca por respostas que só o Senhor pode dar.

Como escrevi no post anterior, vivemos pela fé e não por vista. 

Estou muito feliz com as mensagens de apoio que tenho recebido. Recebo todos os recados em nome dos cristãos e da nação japonesa. É muito confortante saber que não estamos lutando sozinhos. Meu coração se alegra em saber que temos irmãos com essa disponibilidade, pois esse tipo de atitude está cada vez mais rara, pelo menos por aqui.

Quanto a mim irmãos, não precisam se preocupar, meu marido não parou de trabalhar nem um dia sequer (glória a Deus). Eu estou recebendo meu seguro-desemprego. O Senhor supre nossas necessidades.

A exemplo de Paulo, não queremos ser pesados para ninguém.

Agradeço de coração a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário