segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A lição de Jó, a Soberania de Deus e a tragédia no Haiti

Imagem: Jó, sua mulher e seus "amigos-da-onça"


Pastor Olavo Ribeiro

O livro de Jó é o mais antigo da Bíblia e, apesar disso, ainda há pessoas que cometem a tolice de tentar explicar a causa de tragédias como a do terremoto no Haiti. Tornam-se verdadeiros “amigos de Jó” ou amigos-da-onça. O livro nos ensina que a melhor coisa que podemos fazer aos que sofrem é calar a boca, sentar e chorar com eles. Os amigos de Jó foram bem até este ponto (Jó 2:11-13). Quando começaram a tentar explicar o inexplicável, só pioraram a situação e entraram para a História como péssimos amigos.

Hoje, alguns líderes evangélicos tentam explicar a tragédia do Haiti e causam um estrago ainda maior à imagem que muitos fazem de nós: a imagem de que somos um bando de ignorantes que servem a um Deus vingativo.

Diante da tragédia do outro, o melhor modelo é o do samaritano (Lc 10:25-37), o modelo da misericórdia que socorre e não tenta explicar os porquês.

Eu, pessoalmente, creio que Deus é soberano sobre absolutamente tudo. Como harmonizar isso com as tragédias? Não sei. Não tento resolver esta equação porque a Bíblia não resolve. Na eternidade, talvez compreendamos. Enquanto isso, caminhemos por fé, chorando com os que sofrem e servindo-os com o propósito de aliviar a sua dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário